Ar Condicionado faz mal à saúde?

 

Com as altas temperaturas, nada melhor do que um ar condicionado para fugir do calor, certo? 
Mas será que esse aparelho que deixa o ar tão refrescante faz mal à saúde? O médico otorrinolaringologista Marcelo Mauri, cooperado Unimed Nordeste RS, diz que não, se usado adequadamente. 

Para que o ar seja gelado e traga a sensação refrescante, o ar condicionado retira a umidade do ambiente, podendo causar alguns incômodos respiratórios. ‘Com o ar seco, as vias aéreas podem ficar prejudicadas e irritadas’, conta o médico. Uma dica importante para driblar esse malefício é umedecer sempre as narinas. Esse procedimento pode ser feito facilmente com soro fisiológico e não tem restrição quanto à quantidade de vezes, o alívio é imediato. Se o incomodo aparecer durante a noite, um copo d’água do lado da cama para bebericar sempre que possível também é um grande aliado. 

Outro ponto é que o ar condicionado expõe o corpo a mudanças bruscas de temperatura, e isso pode ser prejudicial, por isso é importante prestar sempre atenção à temperatura do aparelho. Quando o nível do termômetro cai, um mecanismo conhecido como reflexo colinérgico é acionado no corpo humano como uma espécie de reação de defesa. Essa resposta ao frio repentino provoca espirros, congestão nasal e tosse. O médico explica que o ideal seria ficar na faixa de 22 até 25 graus, de preferência, no modo automático, para que não haja variação de temperatura. Mas se você estiver em um escritório, por exemplo, e não for possível mudar a temperatura, agasalhos podem servir para equilibrar e deixar a sensação térmica corporal mais confortável. 

O otorrino também alerta para a limpeza dos aparelhos. Sem ela, o filtro acumula partículas de poluentes, além de fungos e bactérias. "Com o tempo, a qualidade do ar interno chega a ficar pior do que a da rua", conta. Em escritórios, por exemplo, a pouca manutenção do equipamento contribui para causa de alergias, como rinite alérgica e até asma. 

Abrir a janela é lei, não importa quão limpo o filtro do ar-condicionado esteja. "Deixar a janela aberta traz ventilação natural e aumenta a renovação do ar do ambiente", conta Mauri. Além de evitar a contaminação para os colegas, a renovação do ar é importante para ajudar a diminuir todos os sintomas listados acima. Lembrando que essas atitudes também devem ser consideradas ao ar condicionado do carro. Nesse caso, o filtro precisa ser trocado em média a cada seis meses e quando for ligado o importante é deixar a janela aberta um pouco antes de fecha-la. 

 

Fonte: Site Unimed

Endereço:

Praia de Botafogo, 484 - Loja 8

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CNPJ: 19.881.623/0001-49

Contato:

(21) 2492-5436 

(21) 98172-3864 - whatsapp

(21) 98289-8727 - Whatsapp

ecoar@ecoarrio.com.br

  • Facebook clássico
oie_transparent WhatSapp.png