Como Funciona o Ar Condicionado?

 

O condicionador de ar tem por objetivo deixar ambientes em temperaturas agradáveis criando uma sensação de conforto térmico (aquecendo ou refrigerando) e, em determinados ambientes, seu uso é indispensáveis para o controle da temperatura, como por exemplo: CPD, Laboratórios, Hospitais, etc.

Os Sistemas de condicionamento de ar possuem quatro componentes básicos:

Compressor; Condensador; Evaporador e Motor ventilador.

 

Princípio de Funcionamento:

 

O principio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar.

 

Quando alcançado a temperatura desejada, se faz uma leitura através de um sensor localizado no evaporador, este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura, qualquer variação na temperatura estipulada aciona-se novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema.

 

Operação de Refrigeração:

 

Na operação de refrigeração o gás sai do compressor em alta pressão e alta temperatura. No caminho que percorre no condensador ele perde calor e continua perdendo no “elemento de expansão” (tubo capilar e filtro secador). No evaporador, o gás já chega frio, pronto para refrigerar o ambiente interno e carregando o calor para o ambiente externo.

 

Operação de Aquecimento:

 

Para operação de aquecimento o princípio é o mesmo. A diferença é que existe uma válvula reversora que muda o caminho que o gás vai percorrer. Ao invés de ir primeiro para o condensador como no ciclo frio, o gás vai primeiro para o evaporador. Com isso, o condensador e a evaporadora trocam de papel. Tudo funciona da mesma forma, só que inversa. Quem fica quente é o evaporador (ambiente interno) e o condensador fica frio ( ambiente externo).

 

Tipos de Ar Condicionado:

 

Janela: São os produtos compactos de menor valor agregado e possuem o evaporador e condensador no mesmo gabinete. Equipamento com algumas restrições para instalação em determinados edifícios ou residências, como por exemplo alteração de fachada.

 

Split: O ar condicionado split possui evaporador e condensador separados e interligados através de tubulações de cobre que nos permite uma grande distância entre as unidades e flexibilidade de instalação, proporcionando menor nível de ruído, e uma melhor distribuição do ar devido a grande área de insuflamento do ar, tornando-se mais econômico. Existem no mercado outros tipos de modelos de split, que tem suas funcionalidades similares ao descrito acima. Os modelos comercializados mais conhecidos são: Split Convencional, Split Inverter, Multi-split, Split Piso Teto, Split Built-In (dutado), Split Cassete, etc. Todos esses são modelos splits com configurações diferentes.

 

Splitão, Fancoil, Self e Chiller: Equipamentos com grande capacidade de refrigeração e aplicações especificas de acordo com o ambiente.

Endereço:

Praia de Botafogo, 484 - Loja 8

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CNPJ: 19.881.623/0001-49

Contato:

(21) 2492-5436 

(21) 98172-3864 - whatsapp

(21) 98289-8727 - Whatsapp

ecoar@ecoarrio.com.br

  • Facebook clássico
oie_transparent WhatSapp.png